quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HELENISMO


            Trata-se de um período transitório entre a Antiguidade clássica e a Idade Média cristã, se atribui uma grande importância a tal período, pois nele há a formação de uma tradição cultural a qual grande parte das pessoas pertence nos dias de hoje.
            O helenismo foi uma conquista de Alexandre, pois ele difundia a cultura e os costumes dos gregos nos territórios que conquistava. O grego passou a ser a língua oficial do império de Alexandre e também depois da divisão desse império em outros vários após sua a morte, assim como a moeda grega, que passou a ser aceita em toda a parte desses territórios.
            A cidade de a Alexandria, capital do reino grego estabelecido no Egito por seu sucessor Ptolomeu, foi o grande centro do helenismo. Lá foi fundado o Museum, a biblioteca mais importante da época que se tornou um imenso centro científico e da cultura grega, de ensino e de pesquisas. Fora atacada diversas vezes por Júlio César, pelas forças cristãs e por último pelos árabes, perdendo-se assim grande parte do saber antigo que continha nos manuscritos do Museum.
            O Museum era um centro de grande produção científica. Ciências que conhecemos e estudamos hoje como matemática, geometria, medicina, linguagem, astronomia e geografia, foram alvo de muitas pesquisas e se desenvolveram muito durante esse período, assim como a ética, entendida como o estabelecimento de regras para o bom convívio entre as pessoas foi extremamente debatida e discutida neste período.
            O ecletismo se caracteriza também como grande traço da cultura helenística, pois muitos autores tentavam realizar síntese entre vários pensadores gregos, tentando conciliar posições divergentes que aparentemente seriam inconciliáveis, este era o espírito do período helenístico.
            Estoicismo, epicurismo e ceticismo se caracterizam como as grandes escolas filosóficas do helenismo e Plotino um dos filósofos de destaque nesse período.
Referência
Marcondes, D. (2010). Iniciação á História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário